domingo, 26 de setembro de 2010

Será este nosso futuro?






Mudança das Identidades e novas Tecnologias


Nesta aula de Estudos Contemporâneos da Cultura e Comunicação estudamos sobre um novo modelo de comunicação que o Jornal do Brasil esta utilizando que é todo veiculado a internet, ou seja, é o primeiro jornal brasileiro na internet.

Outro assunto debatido, e também relacionado às novas tecnologias foi sobre integração digital na Mídia show aonde profissionais vão se reunir para debater este assunto, encontrando formas de atrair seus consumidores.

Logo após passamos para o conceito Multivídeo. O que é Multivíduo? (Vem da palavra indivíduo-mutante-eus) IDENTIDADE

Até a chegada da comunicação de massa, antes da Revolução Industrial, a Identidade era a mesma desde que nascemos até que morremos. Ai entra a questão da Hereditariedade, as pessoas não chamavam umas as outras pelo nome, pois conheciam pelo sobrenome, ou seja, era filho de tal, tal e tal... Outro caso era a profissão, que também ficavam conhecidas como o professor, o cabeleireiro, o arquiteto e assim sucessivamente.

Durante a aula comentamos sobre o Pensador Massimo Canevacci e do sociólogo Zygmunt Bauman sobre seus pensamentos das novas tecnologias e com a chegada da Comunicação de Massa com uma nova Identidade.

As pessoas nasciam e cresciam na mesma cidade, no mesmo lugar, com a chegada da Desterritorialização começou a transitar e receber notícias de outras culturas, ou seja, se tornou um trânsito virtual. Os acessos aos meios de comunicação fizeram as pessoas se “tocarem” e procurar suprir as necessidades que o lugar não oferece, ou seja, empregos, faculdades. Com isso, elas mudavam de lugar tentando pertencer a esse, se acostumar com o novo lugar, seus hábitos e costumes. Essa nova identidade deu mais liberdade às pessoas.

Os indivíduos quando mudam de lugar, tendem a arrumar uma forma de pertencer a este lugar, este processo de adaptação se da através do consumo que está ao alcance, aí entra o vestir-se bem, alimentar bem, falar da mesma forma do lugar da onde está tudo isso é um processo de adaptação que a pessoa passa.

Toda a evolução social, política, econômica, desde o inicio da evolução até hoje se faz pelo consumo. Por exemplo, se você tem roupa de marca, se você tem os últimos modelos de celulares você faz parte do “sistema”, caso contrário as pessoas não te tratam da mesma forma, tudo gera sobre o consumo. A supervalorização do objeto das “coisas”, a supervalorização do ter para ser. Isso de fato, é o sistema de consumo que cerca o mundo Pós-Moderno. Quando se consome busca por satisfação, ou muitas vezes satisfazer os outros e isso acabou integrando o homem e a relação que estamos estabelecendo entre nós.

Esse mundo virtual afasta os mais próximos, e aproxima os mais distantes. As amizades acabam ficando por interesses e a valorização do ser humano passa a ser pelo o que ele tem. Aonde isso vai parar? Acho que não para mais, pois as tecnologias só tendem a evoluir, e com ela nossa vontade de andar junto aumenta, porém só alguns pode ter, os outros passam apenas a serem o que não tem e a quererem ter para poderem andar junto com os que têm. Complicado não!?


Por: Suelen Defaveri
Memória da aula de Estudos Contemporâneos da Cultura e Comunicação